:: O QUE VOCÊ PRECISA PARA MONTAR UM AEROMODELO.

O QUE VOCÊ VAI PRECISAR

EM ESTOQUE!

Descrição:

Dicas para o Iniciante em Aeromodelismo R/C
Dicas para você que vai iniciar-se no aeromodelismo rádio-controlado.

O Aeromodelo:
O aeromodelo mais adequado para os primeiros vôos deverá ser bastante estável, resistente, com carga alar adequada, simples e é claro; fácil de voar. Hoje temos à disposição os modelos treinadores "RTF" (Prontos-para-voar) que são o máximo de praticidade e facilidade para quem quer aprender à voar. Estes modelos são completos com o sistema de rádio e motor instalados, o principiante não precisa se preocupar com a instalação destes componentes. A montagem dos RTF é muito rápida e simples.
Utilizando o conceito RTF o "Arrow RTF 40" (HAN 2550) da Hangar 9, tem como característica principal sua asa com perfil semi-simétrico que permite uma melhor execução de algumas manobras de iniciação acrobática e facilita os pousos.
O "Arrow RTF 40" vem equipado com o motor Evolution Trainer Power System de fácil partida e excelente funcionamento. O motor Trainer Power System utiliza uma hélice tripá que modera a velocidade e aumenta a tração do modelo além de contribuir para a diminuição de ruído dando mais tranquilidade ao principiante. O equipamento de rádio JR Sport S400 já vem instalado no Arrow RTF 40.
Dentre os “quase pronto para voar” (ARF em inglês), ou seja, modelos já entelados mas com um pouco mais de componentes a serem montados, está a versão ARF do Arrow o "Arrow .40 Semi-Simétrico Trainer ARF" (HAN 2625) e o famoso treinador "Avistar" (HCAA 2016) ARF, da Hobbico.
O perfil de asa do “Avistar”, assim como o do "Arrow", facilitam a execução de algumas manobras acrobáticas e torna o pouso mais preciso.
Estes modelos são ideais para os econômicos motores da faixa de .40 polegadas cúbicas.
Caso o principiante queira utilizar um motor de maior cilindrada como um .61 por exemplo, poderá optar por um "Hobbistar .60 MkIII" (HCAA 2125) outro excelente treinador ARF da Hobbico.
Para o aeromodelista que já tenha experiência de montagem e gosta de construir existem dois excelentes kits da SIG; o "Kadet Senior" (SIG RC58) e o "Kadet Seniorita" (SIG RC60).
Um tipo de aeromodelo antes fora de cogitação para os vôos iniciais do aprendiz era o asa baixa reprodução de um caça. Hoje, com cuidados especiais de projeto e aplicação de alguns dispositivos, pode-se fazer também a iniciação no vôo com um P-51 Mustang. Este modelo é o RTF (Pronto para Voar) "P-51 Mustang PTS" (HAN 2825) da Hangar 9 completo com rádio e motor instalados.
O sistema PTS (Sistema Progressivo de Treinamento) permite que se utilize esse modelo para os vôos iniciais como um modelo "trainer" tradicional. Quando o aluno estiver habilitado, ele pode retirar os dispositivos que tornam o modelo "manso" e voar o P-51 Mustang como um modelo esporte acrobático semi-escala.

O motor:
Para iniciar, um motor .40/.46 é a melhor escolha. Os motores Evolution Trainer Power System, Evolution .46NT, OS .40LA e OS .46LA são os mais econômicos.
Para o funcionamento do motor é necessário adquirir a vela do tipo “glow”. Para os motores OS 40/46LA as velas indicadas são as OS A3 ou OS nº 8.
A COMPETITION HOBBIES, possue as hélices Master Airscrew e APC nas medidas corretas para estes motores.

O rádio controle:
O principiante pode começar com um rádio simples com 4 canais no mínimo, um canal para cada comando básico. Por ex. o JR Sport "S400" da JR.
Pensando mais a frente, um rádio como o XP7202 de 7 canais PCM sintetizado computadorizado da JR, acompanhará o aeromodelista na passagem para modelos mais complexos.

Acessórios básicos indispensáveis:
Todo aeromodelista precisa ter uma caixa de campo para transportar e acondicionar os acessórios necessários para as sessões de vôos.
Para funcionar o motor é preciso usar uma bateria de partida que se encaixa na vela para “acendê-la”. Vários tipos de bateria de partida são oferecidos pela Hangar 9 e Hobbico.
Quando for instalar uma vela no motor, lubrifique a rosca e enrosque a vela cuidadosamente com a mão. Aperte moderadamente a vela usando uma chave de vela, nunca use alicate!
O acionamento da hélice deve ser feito com um bastão de segurança para partida manual ou através de um “starter” elétrico para os motores com rolamento.
Para evitar aborrecimentos, o aeromodelista deve usar um combustível de qualidade de acordo com as especificações constantes do manual do motor.
Uma Bomba de combustível manual é usada para o abastecimento do aeromodelo. É importante que um filtro de combustível seja instalado na saída do tubo de abastecimento conectado à bomba.
É muito importante também que seja usado um óleo “After Run” para manter o motor livre de corrosão. Ao término dos vôos, todo o combustível deve ser retirado do motor e aplicado o óleo “After Run” de acordo com as intruções. Temos os óleos: HCAP 3000 - Óleo After Run, 2 oz da Hobbico e o PT-31 - After Run – Óleo anti-corrosivo para motores glow – 30ml da ZAP.

Outros Acessórios:
Aqui estão itens que são incrementos de alguns dos acessórios básicos e os substituem oferecendo maior conforto e facilidade de uso:
A maleta HCAP 2010 - Maleta de alumínio para transporte de 1 rádio da Hobbico, protege seu transmissor contra choques, poeira, etc.

O HCAP 2200 - Tubo retrátil p/ abastecimento é prático pois alcança o seu modelo à uma boa distância e se recolhe ocupando pouco espaço.

A bomba de combustível elétrica é uma opção à bomba manual. Enche e esgota o tanque muito rapidamente: HCAP 3105 - Bomba de combustível 12V.

Para conectar o tubo retrátil para abastecimento ao galão de combustível use as Conexões para instalação de mangueira ao galão de combustível DUBR 807 - “Quick Fill Fuel Cap” da DU-BRO.
A não ser no caso de motores sem rolamento, o starter elétrico é a melhor opção para a partida rápida e segura dos motores. Para a maioria dos motores de 4 tempos a partida com uso do starter elétrico é obrigatória. Temos o HCAP 3200 - Starter .90 da Hobbico e o KAVA 111 - Starter com engrenagem planetária da Kavan.
Para acionamento do starter é necessária uma bateria HCAP 0800 - Bateria 12V 7Amp. "Torque Master". A bateria de campo “Torque Master” deve ser acondicionada na caixa de campo e ligada a um painel como o HCAP 0301 - Micro painel p/ caixa de campo. Este painel tem saída para bomba elétrica / starter e pode dispensar a bateria de partida, pois a vela é ligada à bateria de campo através do painél que pode inclusive controlar o “calor” da vela (mesmo assim é uma boa idéia ter também a bateria de partida como backup).
Com estes equipamentos e a orientação do instrutor você estará pronto para iniciar seu aprendizado.

Muito importante !
É fundamental que o principiante procure a ajuda de um instrutor capacitado. Não tente voar sozinho! Procure se informar nas lojas especializadas acerca dos clubes de aeromodelismo existentes em sua cidade. Nos clubes filiados à COBRA - Confederação Brasileira de Aeromodelismo, você terá condições de praticar o hobby com orientação adequada e segurança.

Para iniciar no aeromodelismo, você precisa de:

01 Kit AVISTAR Trainner 40 asa alta
01 Motor OS 46AX com escape
01 Rádio Futaba 4YF 4 canais
01 Bomba de combustível manual
01 Aquecedor para vela
01 Galão de combustível
01 Metro de mangueira
02 Hélices master 11 x 6
01 Vela de reserva
01 Caixa de Campo 2 gavetas
01 Chave de Vela
01 Caixa de elasticos

Características:

O QUE VOCÊ VAI PRECISAR

Lembrando que você precisa de uma bom professor.
Voe em pistas homologadas pela federação de modelismo.



APPA Flyway UBA AARC Aerosampa O.S. Engine Real Flight Futaba Aeromodelli CCA ITU Aeromodelismo Revell Monogram DLE Italeri Aero-Cajamar AMT Linderberg MPC Polar Lights Hobby Boss Meng XOAR Hobbico Phoenix Model GreatPlanes DU-BRO Tek Bond LRP Tamiya Traxxas Hpi-racing Kyosho

Competition Hobbies - Tel: (11) 5535-2408 - Fax: (11) 5535-2884
Rua Otávio Tarquínio de Souza, 63 - Campo Belo - São Paulo - SP - CEP 04613-000